Percepção Subliminar
Percepção subliminar ocorre sempre que um estímulo apresentado abaixo dos limites da percepção consciente é reconhecido como influenciando nossos pensamentos, sentimentos ou ações.
O interesse dos psicólogos pela subliminaridade teve início já no final do século dezenove e começo do século vinte. Nos primeiros estudos, as pessoas simplesmente eram questionadas sobre o que elas eram ou não capazes de perceber. Por exemplo, estímulos visuais tais como letras, dígitos ou figuras geométricas eram apresentados a uma distância que os observadores afirmavam não ver nada ou nada mais do que pontos manchados. Da mesma forma, estímulos auditivos tais como nomes e sílabas eram pronunciados num volume tão baixo que os observadores alegavam não ter sido capazes de ouvir som algum. Para testar se estes estímulos visuais e auditivos podiam ter sido percebidos, apesar das declarações em contrário dos observadores, foi solicitado aos observadores que arriscassem palpites sobre os estímulos. Por exemplo, se metade dos estímulos eram letras e metade dígitos, era perguntado se o que estava sendo apresentado era uma letra ou um número. O resultado obtido destes primeiros experimentos demonstrou que os palpites dos observadores se mostravam muito mais acertados do que se poderia esperar das probabilidades meramente aleatórias de acerto. Em outras palavras, apesar das declarações dos observadores de que eles não conseguiam perceber os estímulos, seus palpites indicavam que eles de fato haviam percebido informação suficiente para dar palpites acurados sobre os estímulos.
Nos anos 70, Wilson Bryan Key escreveu seus livros Subliminal Seduction e Media Sexploitation nos quais o autor afirma que símbolos e objetos sexuais são frequentemente usados de modo subliminar para induzir consumidores a comprar ou usar vários produtos e serviços. Uma de suas mais famosas denúncias é a de que a palavra "sexo" é frequentemente embutida em comerciais e anúncios. Por exemplo, ele afirma que a palavra sexo foi embutida na imagem dos cubos de gelo de um drink mostrado num famoso anúncio do gin Gilbey's. De acordo com Key, apesar de as palavras não serem conscientemente percebidas, elas são inconscientemente percebidas e podem induzir os consumidores a associar o estímulo sexual aos produtos, o que os tornaria mais atraentes e desejados. As mensagens subliminares também são usadas em imagens de anúncios como forma de quebrar a aparente normalidade do anúncio. É sabido que o interesse do observador de um anúncio pode ser aumentado se ele perceber algo de anormal na aparência do anúncio. Se algo estiver calculadamente diferente do que seria de se esperar, a mente do observador ficará intrigada sem saber exatamente o porquê. Neste estado, o anúncio será olhado com mais atenção e o observador estará mais sensível à mensagem exibida nele. Sem exibir explicitamente nada de anormal na figura do anúncio, é possível criar imagens disfarçadas que mostram elementos perturbadores para a mente do observador.
Nos últimos tempos, em razão de uma crescente onda de denúncias sobre o uso indevido de propaganda subliminar, houve uma reação de algumas associações de agências de publicidade tentando convencer o público de que não são usadas mensagens subliminares em comerciais e anúncios. Mas as evidências se tornaram tão grandes e escandalosas que, mesmo algumas grandes empresas, como a Disney, tiveram que admitir o uso de subliminaridade.
O subconsciente não critica o que nele entra como faz a nossa mente consciente. O subconsciente assimila as informações não pela sua racionalidade, mas pela insistência com que são apresentadas a ele. Não há, portanto, uma forte influência subliminar numa mensagem que vemos ocasionalmente. Mas se formos submetidos dia após dia a uma informação subliminar, tenderemos a acreditar nela se a realidade não se opuser claramente a ela. Se tivermos apenas que gravar uma informação ou uma associação entre informações a ser reconhecida futuramente, a mensagem subliminar pode contribuir para que isto aconteça. É assim que a propaganda subliminar atua. Associa significados importantes ao produto que se quer vender para criar uma atração do consumidor pelo produto. Estes significados não precisam ser positivos, podem também ser negativos. Para cada produto há um consumidor típico. Os especialistas em marketing procuram entender bem o perfil psicológico do consumidor alvo dos seus anúncios. Há casos em que se descobre que o consumidor típico de um produto tem tendências auto-destrutivas. Exibir símbolos de decadência e morte dá mais resultado do que exibir símbolos de vitalidade.
O lado bom das mensagens subliminares é que elas também podem ser usadas para o benefício das pessoas. Assim como a auto-hipnose, as mensagens subliminares podem servir de apoio para melhorar nossas atitudes, hábitos e aprendizados. De nada adianta tentarmos mudar um hábito, se, no nível subconsciente, tivermos alguma resistência irracional a esta mudança. Submetendo-nos a mensagens subliminares que contrariam esta resistência, poderemos vencê-la no seu próprio território: o subconsciente. O mesmo costuma acontecer quando há falta de motivação para certas atividades ou comportamentos. Muitas vezes compreendemos racionalmente que é melhor para nós seguirmos certos caminhos e nos comportarmos desta ou daquela forma em determinadas situações. Mas não nos sentimos motivados para fazer a coisa certa quando surge a ocasião. A razão para isto é que somos máquinas psicológicas onde as forças atuantes vão muito além do bom senso e da razão.
Uma atitude irracional que resiste à evidência da sua irracionalidade quase sempre é resultado de uma crença em algo que a própria pessoa não quer admitir. Contra este tipo de irracionalidade não adianta argumentação racional, pois a mente possui mecanismos de fuga que impedem a pessoa de admitir o óbvio. É preciso, então, opor a esta força uma outra que se instale na mente da pessoa sem que os mecanismos de fuga a percebam. O poder das mensagens subliminares de invadir o subconsciente sem passar pelo nível consciente pode então mostrar seu valor. Não passando pelo nível consciente, as mensagens subliminares não disparam os mecanismos de fuga da mente. Submetendo-se diariamente a mensagens subliminares que escrevem a verdade racional e positiva em seu subconsciente, uma pessoa chegará ao ponto de aceitar aquilo que normalmente não aceitaria mesmo sendo o óbvio.
Todos nós temos algo em nosso comportamento ou em nossas atitudes que gostaríamos de mudar, mas não nos sentimos suficientemente motivados para fazer tal mudança. Sempre que tentamos nos auto-motivar conseguimos resultados apenas temporários. O problema é que não podemos ficar o tempo todo pensando em nos auto-motivar. Temos uma vida para levar que vai muito além disso. Se tivéssemos ao nosso redor um grupo de pessoas dedicadas a nos motivar constantemente para o que é bom, teríamos chances bem maiores de alcançarmos nossos propósitos. Mas ..., as pessoas também têm suas vidas para levarem.
Muitos de nós, no entanto, passamos muitas horas na frente de um computador. Será que este bom escravo não teria alguma contribuição a dar para o nosso aperfeiçoamento pessoal?
A resposta é SIM? Programas de computador podem transformar a tela onde fixamos os olhos durante horas ao longo do dia numa valiosa fonte de mensagens subliminares. Enquanto estamos trabalhando, nossa mente vai sendo impressionada por mensagens que escolhemos ou que um profissional cria para influenciar-nos positivamente. Submetendo-nos diariamente a estas influências, nossas mentes tenderão gradualmente a aceitá-las como verdades que irão ajudar-nos na perseguição dos nossos objetivos.
Há vários programas na Internet que fazem isto. Eu mesmo sai em busca de um que pudesse me servir na época em que meu interesse despertou para o assunto. Como não encontrei nenhum que me satisfizesse, e como sou programador, resolvi criar o meu próprio programa gerador de mensagens subliminares. Foi então que surgiu o SilentIdea. Com ele posso criar quantos documentos quiser e com o número de mensagens que julgar conveniente. As mensagens são exibidas enquanto trabalho e numa curta duração para que eu mesmo me esqueça de que as estou recebendo. Meu subconsciente, porém, capta as mensagens e vai pouco a pouco assimilando seus significados. O subconsciente tem uma sensibilidade absurdamente maior do que o consciente. Uma palavra dita de traz para a frente ou escrita em meio a uma confusão de imagens pode ser percebida pelo subconsciente mesmo quando exibida em uma fração de segundos. A sensibilidade para mensagens subliminares varia de pessoa para pessoa, mas todos nós temos capacidade de percebê-las.
Caso queira conhecer mais sobre o SilentIdea e baixar uma versão shareware do programa clique aqui.